Immediate Family
-
wife
-
mother
-
brother
-
sister
-
brother
-
sister
-
sister
-
sister
-
sister
About Afonso de Albuquerque
1608 – 1613: AFONSO DE ALBUQUERQUE
Embora desde 1605 houvesse obtido em Lisboa a nomeação para o cargo, só me 1608 apresentou-se o irmão de Jerônimo de Albuquerque Maranhão para assumir o governo. Pelo seu temperamento arbitrário e pela extrema presunção de suas prerrogativas, pela ignorância de suas atribuições, foi Afonso de Albuquerque um dos piores governadores que teve o Rio de Janeiro, deixando triste memória de si. Os cinco anos de seu governo foram consumidos em lutas contra a Câmara e as mais autoridades. Tamanho foi o clamor do povo contra as exorbitâncias do governador que a Metrópole mandou ao Rio de Janeiro o Desembargador Manuel Jácome Bravo proceder a uma correção dos seus atos. Em face das informações por este magistrado enviadas, foi Afonso de Albuquerque removido, dando-lhe substituto. Durante o seu governo, foi pela segunda vez o Brasil separado em dois governos, sendo nomeado para governar as capitanias de Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Vicente D. Luís de Sousa, que antes exercera o governo-geral na Bahia. Por morte de D. Luís de Sousa, porém, ocorrida em São Paulo em 1611, foram os governos novamente reunidos em um só.
1608 - Início da construção do Convento de Santo Antônio, no Rio de Janeiro.
http://www.pensario.uff.br/texto/1608-1613-afonso-de-albuquerque
Nobiliarchia Pernambucana, de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense, serie C, volume 819, 1992.Volume II pagina 464
Sobre o Engenho sob a invocação de Nossa Senhora da Ajuda, do autor genealogista Fabio Arruda.
46- Engenho Guararapes – sob a invocação de São Simão - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Beatriz Lopes casada com 1o marido João Rodrigues Cabea e 2o marido Domingos Lopes. Filhos do 1o casamento: 1) Felipa Tavares casada com Joao Pires, o Camboeiro 2) João Tavares 3) João Lopes 4) Ana Lopes Filhos do 2o casamento: 5) Maria Lopes casada com Francisco do Amaral 6) Alvaro Fernandes 7) Isabel Fernandes casada com Gaspar Rodrigues. Filhos de Felipa Tavares e João Pires, o Camboeiro: 1) Joana Tavares Pires que segue na sucessão do Engenho Guararapes 2) Beatriz Tavares 2a esposa de Francisco de Barros Rego (nascido c. 1560 e falecido 14/12/1614) Senhor do Engenho Sao Francisco da Várzea do Recife. Sua 1a esposa foi Maria Barrosa filha de Fernão Martins Pessoa e Maria Gonçalves Raposo - índia. 3) Isabel Tavares casada com Afonso de Albuquerque filho de Jeronimo de Albuquerque o Torto, e de sua mulher Felipa de Melo 4) João Tavares 5) Simao Pires Tavares (nasceu em 1566) Padre.
48- Engenho Megaípe de Baixo – sob a invocação de São Felipe e São Thiago – do genealogista Fábio Arruda de Lima. Isabel Lopes casada com Jeronimo de Albuquerque, Fidalgo da Casa Real, filho de Afonso de Albuquerque, Fidalgo da Casa Real, e de sua mulher Isabel Tavares, neta materna de João Pires, o Camboeiro, e de sua mulher Felipa Tavares, que foram senhores do Engenho Guararapes.
55- Engenho – sob a invocação de São Francisco do genealogista Fabio Arruda de Lima.
71- Engenho Cairá – sob a invocação de São Bento. Atualmente pertence a Usiina Tiúma – do genealogista Fábio Arruda de Lima.
Afonso de Albuquerque's Timeline
???? | |||
???? |
State of Pernambuco, Brazil
|
||
???? |